



























































[[THE UNDOMESTICABLE///AS INDOMESTICÁVEIS]], 2023
Mixed Media
[[Beeswax and colophony resin - on natural wood frame///Cera de abelha, breu e resina colofônia - em moldura de madeira natural]]
82x35x2,4cm (32x14x1in) / 56x26x2,4cm (22x10x1in)
Europeus desembarcaram no Brasil com seus modos inflexíveis e disciplinados que lhes eram inerentes. Usavam bronze e mármores. O que contrastou fortemente com a cultura nativa, mais espontânea e em consonância com o ambiente de estruturas maleáveis, e de coisas perpetuamente crescendo e apodrecendo. Uma experiência com a qual estou acostumada em meus país e continente, e que me ajudou a perceber a existência de uma dinâmica que poderia ser aplicada à arte.
A ideia é desvendarmos as coisas que são estáticas e, ao mesmo tempo, representam a transição. O procedimento de fusão substitui o isolamento do ser, de sua descontinuidade, por um sentimento de continuidade profunda. Uso aqui substâncias provenientes das profundezas do mar e da terra - parafina de petróleo e cristais. E a mudança de estado da matéria constitui também a passagem do estado contínuo do raciocínio sempre voltado à natureza subterrânea das coisas.
O diálogo entre elementos de naturezas dessemelhantes forçadas ao convívio, postula uma efemeridade que tem a ver com a construção voluntária da ruína. Essa energia caótica brota da pulsão urbana; é uma manifestação híbrida, multifacetada, diante do absurdo que caracteriza a própria realidade brasileira em relação ao aspecto social e econômico, onde vivemos como espectros nesse mundo sem sentido e indomesticável.